O sal

O sal
Quem já assistiu sobrenatural já deve ter visto,  os irmão Winchester  usando sal para quase tudo em relação a se proteger de ameaças do  sobrenatural mas sera que tem algum fundamento nisso bom ...

O sal e tido como simbolo de pureza , que e um ponto sempre importante para afastar o mau na idade media se usava sal para agradar os deuses , Platão já avia falado muito bem do sal também em muitas religiões atuas e antigas o sal e tido sempre como uma boa defesa contra mau , na bíblia a os anjos transformaram uma cidade em sal a fim de purificá-la , no Havaí se joga sal em volta dos corpos para afastar mau espíritos.
E inegável que em muitas religiões e credos tem se dado um status de defesa contra mal ao Sal
Bom vamos ver algumas religiões e povos que usaram ou usam  ate hoje mais detalhadamente

OS ASSIRIOS
 Utilizavam-no nos cultos religiosos.
NO ANTIGO EGITO
O sal foi considerado matéria sagrada e era usado como produto sagrado, sendo feitas oferendas de sal aos Deuses.
Os Egípcios usavam igualmente o sal para desidratar e embalsamar o corpo dos faraós.
OS ROMANOS
Consideravam o sal um símbolo de sabedoria, e por isso usavam-no num ritual aos recém-nascidos: derramavam sal sobre eles para que não lhes faltasse a sabedoria.
OS ROMANOS E GREGOS
Nos seus sacrifícios aos deuses do lar, deitavam Sal na cabeça do animal, para o purificar.
Para eles o sal simbolizava igualmente a destruição e a infertilidade, daí a pratica dos romanos espalharem sal nas terras conquistadas: para elas se tornarem estéreis para sempre.
 Era um sinal de perpétua desolação.
Os Romanos tinham uma expressão para exprimir a infidelidade a uma amizade que era “trair a promessa e o sal”.
Assim desde aqueles tempos a ausência de um saleiro sobre a mesa representava um presságio, tanto quanto o sal derramado.
Da prática ritualística destes povos, bem como do povo hebreu, de salgar os sacrifícios oferecidos aos Deuses, nasce uma superstição muito comum na Antiguidade: Se o sal era derrubado na hora do sacrifício, prenunciava má sorte.
PARA OS HEBREUS
O sal era um elemento purificador.
O sal sempre teve um grande simbolismo, sendo o símbolo da perenidade da aliança entre Deus e o povo de Israel.
NO CRISTIANISMO
Mantem-se a crença judaica do sal como purificador, assim no ritual de baptismo era colocado sal nos lábios dos recém-nascidos.
No sec. XVI, o sal foi abolido por Lutero no ritual de batismo da religião protestante.
No entanto, uso do sal perdurou no batizado católico até 1973.
Foi usado na liturgia religiosa dos batizados de forma a simbolizar a expulsão do demónio (purificação), sendo igualmente o sinal de sabedoria sobre o recém-nascido.
NA IDADE MÉDIA
Os alquimistas usavam o sal como elemento entre o mercúrio e o enxofre, sendo essencial á transmutação de metais.
O sal continuava sendo indispensável para afastar os maus espíritos, os demónios e as bruxas. Assim, deitava-se sal na chaminé da casa para impedir os demónios de nela entrarem.
E o facto de alguém comer alimentos sem sal era considerado altamente suspeito!!!
Proliferaram igualmente as superstições relativas ao sal, mantendo-se a superstição de que desperdiçar sal era mau agouro, era sinal de malefício.
Nesta época, o Sal separava senhores e servos, os que tinham dinheiro e os que não tinham...
A ÚLTIMA CEIA
Na obra de Leonardo da Vinci (1452-1519), “A última ceia” retrata um saleiro derrubado diante de Judas e apontando na sua direção.
Já naquela época dizia-se, que alguém que entornasse sal deveria pegar algum do que foi derramado e lançá-lo para trás do ombro esquerdo, lado que representava o mal.
OS ÁRABES
Citam recomendações de Maomé para: "começar pelo sal e terminar com o sal; porque o sal cura numerosos males".
O SAL NA BÍBLIA
Na Bíblia, as primeiras referências ao sal estão no Antigo Testamento, no Livro de Jó, com data estimada de 300 anos a.c., sendo que o A.T. o menciona com frequência, seja no contexto prático da vida, seja simbolicamente (significa nomeadamente pureza, incorruptibilidade, fidelidade).
 Em contrapartida no N.T. a referência ao sal torna-se metafórica.
NO SERMÃO DA MONTANHA
, Jesus diz aos apóstolos “vós sois o sal da terra”. Os Livros de Mateus e Marcos fazem alusão ao sal como dádiva da terra.
 ALGUMAS PASSAGENS BÍBLICAS
No A.T., o Livro dos Reis vangloria as qualidades purificadoras do sal.
Mas, o sal também trazia desgraça - um salmo relata que Deus podia transformar rios em desertos e terra fértil em pântano de sal, como castigo pela crueldade dos seus habitantes.
E em Juizes, 9:44, Albimilech capturou a cidade de Shechem, matou as pessoas que ali se encontravam, arrasou a cidade e semeou-a de sal. e, ainda transformou a mulher de Lot em estátua de sal porque olhou para trás ao fugir de Sodoma e Gomorra, cidades destruídas pela ira divina.
No A.T., o sal era um símbolo importante da relação com Deus. Assim, o sal devia ser colocado em todas as ofertas e os manjares oferecidos a Deus deviam todos ser salgados com sal:
"A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um." - Colossenses 4:6
 PÁSCOA JUDAICA
Ainda hoje, na Páscoa Judaica, no Pessach, as batatas e os ovos cozidos são regados com água salgada. Tal simboliza as lágrimas derramadas pelos judeus na travessia do deserto, durante a fuga do Egito.
PARA GREGOS, HEBREUS E ÁRABES
Para os gregos, hebreus e árabes o sal é considerado o símbolo da amizade e hospitalidade, sendo que na Arábia comer sal acompanhado é considerado uma acção sagrada.
NO MÉDIO ORIENTE
Acredita-se que quando duas pessoas comem sal juntas, formam um vínculo. Por isso, usa-se sal para selar um contrato.
EM MARROCOS
Deita-se sal nos lugares escuros para espantar os maus espíritos.
EM LAOS E SIÃO
As mulheres grávidas lavam-se diariamente com água e Sal, para proteger-se contra as maldições.
NOS PAIZES NÓRTICOS
Coloca-se Sal junto ao berço das crianças, para as proteger.
NO HAVAÍ
A pessoa que volta de um funeral polvilha sal sobre si mesmo, para garantir que maus espíritos que rondassem o defunto não a acompanhem em casa.
NO JAPÃO
 O sal “shio” é considerado um purificador.
Os japoneses têm o costume de deitar sal na soleira da porta de suas casas depois de alguém não desejado ter saído.
Os lutadores de sumo, para a luta ser leal, deitam sal no ringue.
Também se espalha sal no palco antes de uma apresentação para evitar que os maus espíritos joguem pragas sobre os atores.

Outras tradições que atribuem algum poder especial ao sal.

No candomblé, religião trazida para o Brasil pelos escravos africanos, o sal tem importância fundamental. Na tradição africana, quando uma pessoa muda, deve entrar na nova casa levando primeiramente um copo de água e outro de sal.

Já na tradição judaica, quem muda de casa é presenteado com pão (para que nunca falte alimento) e com sal (símbolo da união indestrutível). No Oriente Médio acredita-se que quando duas pessoas comem sal juntas formam um vínculo. Por isso, é costume usar sal para selar um contrato ou acordo.

Existe uma superstição que indica que derrubar sal na mesa é sinal de mau agouro.

A mais uma infinidade de tradições ligando Sal a um elemento de pureza e proteção, deixando sal com status de grande arma contra mau .















0 comentários:

Postar um comentário